quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Diretoria: Estudo sobre incontinência urinária em atletas

Foi realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa estudo envolvendo as atletas femininas do futebol de salão, a fim de avaliar a prevalência de sintomas urinários entre estas jovens, como parte do programa de conclusão do curso de especialização de Fisioterapia em Uroginecologia da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, das fisioterapeutas Jeane Leme, do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e, Tatiana Regina Órfão Carrazedo.
Foram avaliadas 21 atletas, com idade entre 13 e 19 anos (média de 13 anos e sete meses) que iniciaram a prática esportiva em média aos 8 anos e quatro meses de idade. Das 21 atletas entrevistadas, 15 (71,4%) referiam urgência miccional como sintoma urinário e 8 (38,1%) relataram perda de urina aos esforços.

Desta avaliação concluímos pela necessidade da implantação de um programa de orientação, conscientização e fortalecimento do assoalho pélvico na prevenção dos sintomas urinários visando a continência urinária.

Este estudo foi apresentado no 32º Congresso da Sociedade Internacional de Uroginecologia (México – 2007), está publicado no International Urogynecology Journal, e faz parte de um programa pioneiro criado pelo Departamento de Ginecologia da UNIFESP, sob coordenação da Dra. Eliana Viana Monteiro Zucchi e da Dra. Zsuszanna Ilona Katalin Jármy-Di Bella e que atende exclusivamente a mulher atleta visando esclarecer dúvidas e eventuais intercorrências que possam surgir nestas jovens durante a prática esportiva

Nenhum comentário: