quinta-feira, 27 de março de 2008

Luta Olímpica: Atleta do Centro Olímpico ganha o mundo

Davi Albino é o primeiro atleta da luta olímpica brasileira a ganhar medalhas de ouro em solo americano

O atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Davi Albino, acaba de voltar de uma temporada nos Estados Unidos. Davi ficou dois meses no estado do Arizona participando de uma série de treinos e voltou ao país para a disputa da seletiva paulista para o Campeonato Brasileiro.

O confronto será entre ele e o segundo colocado do ranking estadual. Quem ganhar estará classificado para o Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica. Por sua vez, o campeão do torneio brasileiro fará uma luta contra o líder do ranking brasileiro na categoria 84 kg, Marcelo Zulu. Aquele que obtiver o triunfo partirá para uma seqüência de três torneios pré-olímpicos na Europa. Serão 65 países disputando apenas três vagas para as Olimpíadas de Beijing.

Davi é o primeiro atleta da luta olímpica brasileira a ganhar medalhas em solo americano. Em campeonatos locais, saiu invicto de todas as batalhas e ainda conquistou duas medalhas de ouro, combatendo e vencendo até os americanos.

“Os Estados Unidos são uma referência mundial para o esporte. Ganhar dos americanos na terra deles é como um japonês vir aqui e ganhar dos brasileiros no futebol”, garante Joanílson Silva, técnico de Davi e da equipe de luta olímpica do Centro Olímpico.

O atleta elogiou a iniciativa do Centro Olímpico em investir em um esporte pouco conhecido no Brasil, mas que é o esporte de luta mais praticado ao redor do mundo. São cerca de cinco milhões de adeptos somente nos Estados Unidos e cerca de mil praticantes no Brasil.
“É difícil investir dinheiro em um esporte pouco conhecido aqui no país. O Centro Olímpico tem o único espaço exclusivo para a luta olímpica. Na maioria dos lugares todos os esportes de luta dividem o mesmo lugar, como jiu-jitsu, taekwondo”, declarou o campeão.

Davi também tem sonhos mais ambiciosos: “O que eu mais quero é estar nos Jogos Olímpicos. Quero ser o primeiro brasileiro a ganhar as Olimpíadas”, afirma.

O combate que vale a vaga no Campeonato Paulista será disputado no dia 27/03, às 10h, no Centro Olímpico, que fica na Avenida Ibirapuera, 1315, em Moema, na zona sul.

Por Natalia Machuca, Ass. de Imprensa de SEME

Nenhum comentário: